Com
o avanço de programas de edição e criação de imagens cada vez mais eficientes e
práticos, o design digital ganhou força e é preferência entre as grandes
empresas de mídia e publicidade. Mas não é essa a tendência que uma nova
geração de designers vêm buscando - o retorno ao manual, aos recortes e
colagens aliados ao estilo tridimensional representam uma vertente em
crescimento na área: o Tactile Design.
O
Tactile Design apresenta a mesma essência do design digital só que com maior
proximidade à realidade. A técnica reúne os programas convencionais, a
composição e confecção de elementos e a fotografia. Trata-se de um processo de
criação de tipografias, personagens, figuras e tudo que vier à mente de modo
manual, podendo recorrer a diversos recursos, como tecido, papel, dobraduras e
objetos do cotidiano. O diferencial dessa modalidade de design é a unicidade de
cada peça e, por isso, também representa um processo de construção artística,
dando ao designer maior liberdade de inspiração e criação.
O
produto final, depois de fotografado, passa por um tratamento digital para a
transformação em campanhas publicitárias, ilustrações, pôsteres e capas de
revistas. Mesmo que manipulado digitalmente, este tipo de produção impede a
padronização e repetição de certos moldes convencionais e as pequenas
diferenciações que variam entre cada produção podem ser gritantes em
originalidade.
Seguem
alguns modelos da nova técnica em suas variadas aplicações:
Bruna de Faria
Com informações de Zupi e Choco la
Design.